quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Remodelações Sustentáveis: Como Construir de Forma Ecológica

 Há cada vez mais pessoas a reconstruir casas e a remodelar apartamentos antigos. E também há cada vez mais proprietários que percebem que construir de forma ecológica beneficia o ambiente, valoriza o imóvel e pode ser economicamente sustentável. Por isso, queremos explorar algumas práticas e ideias para tornar a próxima remodelação mais sustentável, desde o reaproveitamento de materiais até às energias renováveis.





Reaproveite os materiais que já existem 


Um dos princípios fundamentais das remodelações sustentáveis é o reaproveitamento de materiais. Antes de deitar abaixo paredes e mandar tudo para o ecocentro, pense bem: o que posso aproveitar? Há madeiras que possam ser restauradas? Os azulejos antigos precisam de ser trocados? A louça da casa de banho e a bancada da cozinha não dão para aproveitar? Muitas vezes, é possível incorporar os elementos originais no novo projecto.


Quando remodelámos o nosso apartamento, conseguimos aproveitar muitas madeiras. Sim, tiveram de ser lixadas vezes sem conta, pintadas, envernizadas e demorou tempo. Mas com esse DIY acabámos por poupar dinheiro muito em carpintaria. Recentemente, vi um vídeo no Youtube em que alguém aproveitou a estrutura dos móveis de cozinha e só trocou as portas e as dobradiças para remodelar a casa.


👉 Para quem está a remodelar um apartamento, deixo aqui o link para empresas de remodelação de apartamentos em Braga e remodelação de apartamentos no Porto.


Escolher materiais sustentáveis


É preciso reconhecer que nem sempre podemos aproveitar materiais. Às vezes há bichos na madeira. Outras vezes, a madeira apanhou humidade. Os azulejos podem estar rachados… Há muita coisa que se pode degradar numa casa que esteve desabitada. Nesses casos, é importante escolher materiais sustentáveis para fazer a remodelação. Pode optar por materiais reciclados ou provenientes de florestas sustentáveis, por exemplo.


Mas os materiais sustentáveis não se limitam à madeira. Podem usar isolamento térmico fabricado a partir de plástico reciclado, como o XPS, rockwool ou isover. No que diz respeito às tintas, pode preferir tintas ecológicas que utilizam ingredientes naturais, como água e óleos vegetais. Até o alumínio pode ser reciclado para criar novas janelas de alumínio.


Instalar fontes de energia sustentável


Sabemos que a utilização de energia sustentável ajuda a poupar na conta de electricidade. Aliás, as energias renováveis até contribuem para melhorar o certificado energético da habitação. Por isso, se está a fazer uma remodelação sustentável, explore a hipótese de instalar uma fonte de energia renovável, como painéis solares no telhado. Já agora, veja aqui a diferença entre painéis solares térmicos e painéis solares fotovoltaicos.


No caso de estar a remodelar um apartamento e não ser possível instalar um painel solar, recomendo que explorem a hipótese de usar uma bomba de calor para o aquecimento de águas sanitárias e para a climatização da casa. Este tipo de bombas também é valorizado no certificado energético e são altamente eficientes. E claro, não usam qualquer tipo de combustível fóssil! 



Aproveitar a água da chuva


Se está a fazer uma remodelação de uma moradia com jardim, também pode ponderar aproveitar a água das chuvas para regar. O sistema de recolha de água da chuva permite reduzir o consumo de água potável para tarefas como a rega do jardim, da horta ou para a limpeza de pavimentos exteriores. Tendo em conta os verões de seca, esta estratégia é uma solução muito interessante.


Aliado a este sistema, instalar sistemas de rega inteligentes ajuda a poupar água e a manter o jardim saudável. Os sistemas de rega já são uma melhoria, porque a rega automática usa sempre a mesma quantidade de água e liga-se às horas mais convenientes (de manhã cedo ou à noite). Os sistemas de rega inteligentes são ainda melhores porque adaptam a quantidade de água às condições climáticas, evitando o desperdício de água.



As remodelações sustentáveis são uma tendência. Não só permitem poupar dinheiro com a remodelação da casa, como também beneficiam o meio-ambiente. Espero que este texto vos tenha dado algumas ideias para reaproveitar materiais e usar materiais mais ecológicos, mesmo que estejam a remodelar um apartamento! No caso de estarem a remodelar uma moradia, procurem instalar sistemas de energias renováveis, como painéis solares ou depósitos para guardar a água das chuvas.


Sem comentários:

Enviar um comentário