terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Como limpar o mofo da parede?


Infelizmente, quase todos já nos deparamos com mofo na parede. As casas portuguesas são extremamente húmidas, especialmente em zonas à beira mar. A falta de aquecimento, combinada com uma humidade relativa que pode chegar a 80 a 90%, faz com que seja um ambiente perfeito para os fungos proliferem. 


No entanto, a exposição prolongada aos fungos pode causar problemas respiratórios e até irritações cutâneas. Por isso, se tem mofo na parede, é essencial que aprenda como tirar mofo da parede e que actue o mais rápido possível. Veja as minhas dicas para limpar o mofo da parede!


1. Use Equipamento de Proteção Individual (EPI)


Antes de iniciar a limpeza, tem de se proteger. Use luvas de borracha, máscara facial e óculos de protecção para evitar o contacto directo com o mofo e seus esporos, que podem ser prejudiciais à saúde quando inalados. Além disso, isto também o protege e evita que inale os produtos de limpeza.


2. Retire os móveis que estão próximos da área afectada

Para proteger as suas coisas, recomendo que tire móveis e objectos que estejam próximos à área afetada. Se tiver móveis que não consegue tirar, cubra-os com plástico para os proteger bem durante a limpeza. Abra as janelas para garantir uma boa ventilação e reduzir a concentração de esporos no ar.


3. Comece por limpar o mofo da parede à superfície


Antes de aplicar produtos de limpeza, comece por remover o mofo solto da superfície. Use um pano húmido e limpo para esfregar suavemente as áreas afetadas. É possível que comece a cair tinta para o chão. Descarte o pano imediatamente para evitar a propagação dos esporos.


4. Limpe com produtos de limpeza específicos


Há vários produtos de limpeza específicos para limpar o mofo da parede. Nesse caso, deve aplicar o produto directamente por cima da área afectada e deixar agir durante alguns minutos, conforme as instruções. Recomendamos mesmo que utilize um produto próprio e não uma solução caseira. 


Porquê? As soluções caseiras podem não matar completamente o fungo, especialmente se já se tiver propagado por uma área muito grande. As soluções caseiras mais comuns são a lixívia e uma mistura de água com vinagre branco. Contudo, embora o vinagre seja antifúngico, só vai limpar a camada superficial. 


5. Esfregue com cuidado


Para limpar o mofo da parede, vai precisar de uma escova de cerdas macias ou de uma esponja para esfregar a superfície. Isso ajuda a remover as manchas mais profundas e garantir uma limpeza completa. No entanto, tenha cuidado: as escovas mais duras podem danificar a pintura da parede e vai ficar-se a notar. Veja aqui mais cuidados para limpar a parede sem danificar.



6. Deixe secar


Acabe o tratamento com água limpa para remover qualquer resíduo de produto de limpeza. Se possível, seque a parede com um pano seco ou um pano de microfibra. Certifique-se de que a área está completamente seca, pois o mofo prospera em ambientes úmidos.


7. Prevenção de futuros problemas de mofo


Após a limpeza, é fundamental adoptar medidas para prevenir a recorrência do mofo. Mantenha o ambiente bem ventilado, reduza a humidade com desumidificadores, abra as janelas nas horas de maior Sol e calor, e esteja atento a sinais de infiltração de água.


8. Repintura ou tratamento adicional antifúngico


No caso de ter muito mofo na parede, é altamente recomendado fazer uma nova pintura e aplicar um tratamento próprio e antifúngico. Este tipo de materiais evita que o mofo na parede volte a aparecer e dá um acabamento melhor à parede. Mas, na dúvida, contacte um especialista em limpar mofo da parede.


9. Monitorização contínua


Assim que notar qualquer sinal de reaparecimento, repita o processo de limpeza e investigue possíveis fontes de humidade. Se detectar logo ao início, é possível que a tal solução caseira de água e vinagre seja o suficiente para dar cabo do bicho! 


Ao seguir estes passos, temos a certeza que vai conseguir limpar o mofo da parede e evitar que volte a aparecer com mesma frequência. Contudo, no caso de ser uma zona muito grande, é recomendável buscar a ajuda de profissionais especializados em remoção de mofo para fazer uma limpeza profunda e voltar a pintar.


Afinal de contas, é pelo bem da sua saúde! Veja aqui o preço de tirar o mofo da parede, encontre um profissional e deixe de respirar esporos de fungos enquanto dorme.

Sem comentários:

Enviar um comentário