domingo, 22 de janeiro de 2023

Qual a importância das instalações elétricas?



Se está à procura de casa, de certeza que vai encontrar anúncios de apartamentos com “canalização e instalação eléctrica totalmente renovadas”. Mas enquanto mudar os canos tem benefícios óbvios (água mais limpa, evitar canos rebentados, etc), a importância das instalações eléctricas não é tão evidente. Qual é, então, a importância das instalações eléctricas?


A importância das instalações eléctricas prende-se com a segurança. Não só a sua – para prevenir electrocussões, por exemplo – com as dos seus equipamentos. As casas antigas, por exemplo, não têm fio terra. Por isso, se houver uma descarga eléctrica, pode haver um curto-circuito ou danificar electrodomésticos caros, como o frigorífico, o termoacumulador, ou até o computador que precisa para estar em teletrabalho.


Além disso, se tiver uma casa com muitos equipamentos eléctricos (fogão, forno, termoacumulador, aquecedores), convém ter uma boa instalação eléctrica para garantir que a corrente é constante e que a casa tem capacidade para ter todos estes electrodomésticos ligados em simultâneo. Caso contrário, pode acabar por estragar os electrodomésticos, especialmente os aquecedores (convectores ou ventilo convectores) eléctrico.

De resto, convém verificar todas as tomadas e interruptores. Quando tiramos algo da tomada, quase sempre o fazemos de forma descuidada, o que acaba por deixar as tomadas “soltas”. Se as suas tomadas estão partidas, soltas a dar uma faísca quando liga alguma coisa à luz, precisa de as remodelar.

Felizmente, a remodelação eléctrica é mais simples do que a mudança da canalização. Isto porque não obriga a abrir roços na parede e, no limite, se quiser fazer alguma alteração, pode passar tudo numa calha fina. E as boas notícias não acabam por aqui! Se está a pensar quanto custa um electricista, pode ter uma grata surpresa. Procure electricistas em Braga e electricistas em Setúbal e encontre um orçamento para renovação eléctrica.


Sem comentários:

Enviar um comentário