domingo, 8 de janeiro de 2023

Qual a diferença entre uma fotografia digital e uma fotografia em rolo?



Há diferenças técnicas consideráveis entre uma fotografia digital e uma fotografia de rolo. Sem entrar em muitos detalhes, as fotos de rolo de uma boa câmara analógica têm uma maior amplitude dinâmica, o que significa que o rolo capta melhor os detalhes brancos e pretos de uma foto.


Por exemplo, para uma foto de retrato, uma fotografia de rolo irá mostrar melhor os detalhes num cabelo escuro, o branco dos olhos, os reflexos claros e as sombras da pele. Mas não é só nas fotos de retrato, todo o tipo de fotos ganham com o ter maior amplitude dinâmica das cores, incluindo as fotos a preto e branco.


Mas as vantagens técnicas acabam aqui, porque as câmaras analógicas têm mais dificuldade em processar cenários em movimento (por exemplo, pessoas a caminhar na rua, animais ou árvores em movimento). Nestes casos, as fotografias costumam sair com um pouco de desfoque e ruído aqui e ali, o que não é sempre pretendido.


Para coisas como zoom digital, cenas em movimento e, claro, edição pós sessão fotográfica, deve optar por fotografias com uma câmara digital (DSLR). A conveniência do digital é inegável nesta época de álbuns digitais e partilha de fotos nas redes sociais. Por isso, se o seu objetivo último é partilhar as fotos com muitas pessoas, esta solução poderá ser preferível.


Se, pelo contrário, tem o objetivo de guardar para sempre as fotos de um momento especial, e vai fazer uma sessão fotográfica na gravidez, num casamento, baptizado, por exemplo, deve considerar a câmara analógica com fotografia em rolo. A revelação das fotos é um momento especial por si só e rapidamente irá notar a diferença na qualidade das imagens.


Quando o objetivo é criar um album fotográfico físico, não há dúvidas que a fotografia em rolo tem uma certa vantagem. Qualidade extra (embora talvez só aos olhos mais experientes) e a experiência de segurar numa foto com um certo charme antigo: o ruído e a suavidade das fotos do antigamente.


Mas vamos ser práticos, vivemos num mundo digital e os nossos amigos e familiares estão espalhados por todos os cantos. Para além disso, a pós edição é um ponto obrigatório para muitas pessoas, para a eliminação de defeitos e outras correcções. Aqui, não há dúvidas que o digital é o mais pragmático.

Sem comentários:

Enviar um comentário