domingo, 25 de abril de 2021

Como eliminar caracóis da horta




Se tem medo de uma praga de caracóis na sua horta, não precisa de espalhar armadilhas pelo jardim. Há métodos menos agressivos para eliminar caracóis da horta – ou, ainda melhor, evitar caracóis da horta!


Comece por eliminar detritos espalhados pelo chão, como galhos, folhas velhas, ervas daninhas, restos de plantas ou de relva cortada. Os restos de madeira e de plantas atraem os caracóis e outros animais.


Também há várias “mezinhas” que pode utilizar para afastar os caracóis dos seus vasos. Pode espalhar bicarbonato de sódio ou canela à volta do local que proteger para que os caracóis e as formigas não se aproximem.


Outro truque que pode utilizar para afastar os caracóis da horta é espalhar algumas cinzas (do cinzeiro ou mesmo da churrasqueira). Ao contrário dos restos orgânicos, as cinzas não são um bom habitat para os caracóis e secam-nos.

Alguns jardineiros confiam em pratos de cerveja para “capturar” os caracóis e retirá-los do jardim. Deve usar luvas para pegar nos caracóis e soltá-los num parque natural.


Outro método recomendado por quem advoga a agricultura biológica é utilizar espécies que são predadores naturais dos caracóis, como o porco-espinho, os sapos, os melros, os estorninhos e os escaravelhos.


Algumas plantas também têm um cheiro que afasta os caracóis e as lesmas: por exemplo, o segurelha, sálvia, tomilho, folhas de feto e o tomateiro. Ter algumas destas plantas na sua horta vai evitar pragas a longo-prazo.

Na dúvida, procure serviços de jardinagem para oder criar uma horta equilibrada e sustentável, que mantém as pragas afastadas naturalmente. Dica final: se está à procura de serviços de jardinagem para no Porto ou empresas de jardinagem em Lisboa, lembre-se que pode receber até 5 orçamentos grátis na Fixando.

Sem comentários:

Enviar um comentário