segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Relva artificial: quando vale a pena? Como é feita a instalação?

A relva artificial tem vantagens inegáveis face à relva natural. Não precisa de ser regada todos os dias, não é preciso regar, não fica seca e mantém a cor durante todo o ano. Dito isto, não há bela sem senão. O toque da relva artificial nunca se compara ao da relva natural, nem decompõe naturalmente as folhas, os dejetos dos pássaros e os insectos. Por isso, vejamos em que situações vale a pena colocar relva artificial.





Vive numa zona com pouca água


Evidentemente, uma das situações em que vale a pena instalar relva artificial é quando falta água. Se vive numa zona muito seca, em que tem de regar a relva todos os dias durante o Verão, a relva artificial facilita a logística, poupa imensa água e custos com rega. Isto é especialmente verdade se a relva abrange uma área grande e não apenas um pedaço de terra em frente da casa, por exemplo. 


Não quer investir na manutenção do jardim


A relva artificial vale a pena para quem tem pouco tempo e dinheiro para investir no jardim. Não tem tempo para cortar a relva todas as semanas? Não há orçamento familiar para pagar a um jardineiro nem uma vez por mês? A relva artificial é uma opção a ter em conta para segundas habitações, casas de férias ou para famílias que simplesmente não têm tempo para tratar do jardim. 


Tem um jardim ou terraço bem nivelado 


Ora bem, todos nós sabemos que há cada vez mais clubes que até usam relva artificial nos seus estádios de futebol. Mas o que é que estes estádios têm em comum? Terrenos bem nivelados. Se o seu terreno ou terraço está bem nivelado, vale a pena colocar relva artificial. Caso não esteja, pode vir a ter problemas com o escoamento de água e com o próprio efeito da relvado, por isso convém pedir um conselho a um profissional.


Não tem animais de estimação


Uma das maiores desvantagens da relva artificial, além de libertar microplásticos, é não absorvar os cheiros nem os dejetos. Por isso, se tem animais de estimação, é preciso treiná-los para não fazerem as necessidades na relva (ou ir limpar imediatamente após, o que não se torna agradável). No caso de ter cães que estão habituados a correr pelo jardim e a fazer chichi à vontade, talvez não valha a pena colocar relva artificial.


Para uma segunda habitação


Como já disse antes, a relva artificial vale a pena para uma segunda habitação. Se tem uma casa de férias, a relva artificial facilita muito os gastos de manutenção e ajuda a manter o jardim ou o terraço sempre agradáveis. Se não está em casa todas as semanas para cortar ou regar a relva, instalar um relvado artificial é a solução perfeita para desfrutar de um espaço verde durante todas as suas visitas sem gastar dinheiro com jardineiros.


Como instalar a relva artificial?


A relva artificial pode ser colocada praticamente em qualquer sítio. No entanto, como já disse, convém que o piso esteja nivelado. Por baixo da relva também se deve colocar uma camada de areia, a chamada areia infill, de forma a absorver a humidade e garantir que não se desenvolvem fungos ou mofo por debaixo da relva artificial. Por isso, recomendo que contratem uma empresa para colocar a relva artificial.  


Embora isto possa ser um custo inesperado para vocês, uma empresa vai garantir que a relva fique colocada correctamente. Por sua vez, esses cuidados garantem que o relvado se mantém em bom estado durante mais tempo. Basta ter alguma atenção para limpar a relva de vez em quando para ter um relvado verdejante durante vários anos. Aproveitem para confirmar aqui o preço da relva artificial e conseguir um bom orçamento. 


Estima-se que um relvado artificial possa durar pelo menos entre 10 a 12 anos, embora alguns possam chegar aos 20 anos. Portanto, o investimento inicial na relva artificial vai-se diluindo ao longo de vários anos. A propósito, deixo aqui algumas dicas de manutenção para a relva artificial, incluindo como limpar, remover manchas e assegurar uma boa drenagem. Espero que tirem proveito do vosso relvado durante muitos anos!