quarta-feira, 10 de maio de 2023

6 dicas para a sua empresa poupar dinheiro com impostos em Portugal




Para as pequenas e médias empresas, a carga fiscal em Portugal pode ser um desafio. Mas há várias maneiras legítimas de uma empresa pagar menos impostos em Portugal! Fale com o seu contabilista e explore todas as suas opções:

  1. Aproveitar as deduções fiscais: as empresas podem aproveitar as deduções fiscais disponíveis para reduzir o imposto a pagar. As deduções fiscais permitem que as empresas deduzam certos custos do IVA a pagar, por exemplo. As despesas de negócios, salários e benefícios dos funcionários, custos de formação e investimentos em pesquisa e desenvolvimento deduzem-se do IRC.

  2. Escolher o regime de tributação mais adequado: existem diferentes regimes de tributação e escolher o regime adequado pode ajudar a empresa a pagar menos impostos. Por exemplo, pode optar pelo regime simplificado se os seus custos dedutíveis forem menores do que 25% do seu rendimento, ou pelo regime de contabilidade organizada se tiver custos dedutíveis mais elevados.

  3. Reduzir a carga fiscal sobre o lucro: a empresa pode reduzir a sua carga fiscal sobre o lucro reinvestindo os seus lucros em atividades que são elegíveis para benefícios fiscais, tais como investimentos em imóveis ou em projetos de inovação tecnológica.

  4. Aproveitar incentivos fiscais: o governo português oferece vários incentivos fiscais para empresas quando investem em terrenos, automóveis ou mobiliário, como o RFAI (Regime Fiscal de Apoio ao Investimento) e o SIFIDE (Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarial). As empresas podem aproveitar esses incentivos para reduzir a sua carga fiscal.

  5. Planear a carga tributária: planear a carga tributária anualmente pode ajudar a empresa a minimizar os seus impostos e a economizar dinheiro. Um plano tributário bem elaborado pode incluir estratégias para evitar a dupla tributação e maximizar as deduções fiscais.

  6. Consultar um profissional de contabilidade: contratar um profissional de contabilidade pode ajudar a empresa a identificar oportunidades legítimas para pagar menos impostos em Portugal. Veja aqui quanto custa um contabilista por mês.

Em suma, existem várias maneiras legítimas de uma empresa pagar menos impostos em Portugal. A chave para pagar menos impostos é planear as suas despesas com antecedência, aproveitar as deduções fiscais e incentivos fiscais disponíveis. Se está à procura de um contabilista, encontre aqui contabilistas em Loures e noutras localidades do país.


Sem comentários:

Enviar um comentário