segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Como aquecer a minha casa sem gastar muita eletricidade? 4 Alternativas



Compre um aquecedor com modo eco

Embora não sejam a opção mais económica do mercado, os aquecedores eléctricos são a solução mais usada pelos portugueses para aquecer a casa. Ninguém pode dizer que não é prático ligar o aquecedor à tomada e, sem trabalho nenhum… esperar que a sala aqueça! Mas, se não dispensa os aquecedores eléctricos, opte por aquele que têm um modo eco (desligam automaticamente ao atingir determinada temperatura).


Tem uma chaminé? Salamandra a pellets

Se tem uma chaminé em casa, uma das soluções mais interessantes para aquecer a casa são as salamandras a pellets. Os pellets ainda são relativamente económicos (cada saco de pellets é 3.5€ e dá para 15 horas) e a salamandra é capaz de aquecer uma divisão grande, como a sala e a cozinha. Se não tem lareira mas ficou curioso, procure um orçamento para a instalação de lareiras. Veja ainda como é que a lareira se compara ao ar condicionado.


Hotspots a gás

O gás está a ficar muito caro, mas os aquecedores a gás são capazes de aquecer divisor grandes e, com a botijas de gás, talvez seja melhor controlar os custos do que com a electricidade (cujo consumo só descobre no fim do mês). Por isso, alguns hotspots a gás podem ser uma opção a considerar para aquecer a sala ou para colocar no hall, de forma a aquecer todos os quartos.


Ar condicionado eficiente

No que toca a aquecer a casa, o ar condicionado nunca é a opção mais barata. Ainda assim, a instalação do ar condicionado é interessante porque também ajuda a refrescar no Verão. E depois, tiver um tarifário bi-horário e usar o ar condicionado mais à noite, é preferível ao aquecimento a gás ou a gás natural. No entanto, o verdadeiro truque é instalar um ar condicionado eficiente, que aqueça ao máximo com o mínimo gasto de luz.


Sem comentários:

Enviar um comentário