domingo, 5 de maio de 2019

O que são as fachadas ventiladas e como funcionam?


É cada vez mais comum ouvirmos falar em fachadas ventiladas, pois são consideradas mais eficientes. Mas afinal, em que consiste o sistema das fachadas ventiladas? Como é que funcionam as fachadas ventiladas?

A principal característica das fachadas ventiladas é o sistema de juntas aberta. Isto significa que as aberturas inferiores e superiores não estão completamente vedadas. Isto cria uma lâmina de ar na cavidade entre as duas paredes do prédio, normalmente entre 10 a 15 centímetros. Quanto maior, melhor.

Maior conforto térmico


É essa câmara de ar que proporciona maior conforto dentro do edifício. As casas perdem menos calor no Inverno e arrefecem mais facilmente no Verão. Além disso previne a condensação e, portanto, há menos probabilidade de ter condensação ou humidade em todo o edifício.

Elimina infiltrações de água


Mas os benefícios do sistema de fachadas ventiladas estão longe de terminar. Quando adaptado corretamente às necessidades específicas de cada prédio, as fachadas ventiladas têm a capacidade de eliminar as infiltrações de água. Ao controlar a entrada da água das chuva, elimina-se uma das mais frequentes causas de deterioração das fachadas.


Fachadas mais limpas


Curiosamente, esta é a mesma razão pela qual as fachadas ventiladas se conseguem manter limpas por mais tempo. Como a água da chuva não é absorvida, esta acaba por atuar como uma lavagem da fachada. Assim, o condomínio reduz a despesa com manutenção de fachada.

Fácil manutenção


Por falar em manutenção, existe uma outra vantagem que merece ser destacada. Como cada painel da fachada ventilada é independente, caso haja algum danificado, pode ser facilmente reparado ou trocado sem afetar a restante fachada.

Variedade


No que toca a escolher a aparência, os construtores têm à sua disposição uma variedade de materiais, cores e formatos. Existem placas de fachadas ventiladas em cerâmica ou porcelanato, vidro, madeira, metal.

Características breves de cada material:

  • A cerâmica/porcelanato é um clássico e um dos materiais mais usados. Permite uma grande variedade de cores, espessuras e texturas.
  • O vidro é muito usado em prédios comerciais, pois deixam entrar luz para melhorar o ambiente de trabalho.
  • Os painéis de fachadas ventiladas em madeira são muito resistentes à intempéries.
  • As fachadas metálicas são a última tendência. O preço acessível e a grande durabilidade são a sua maior vantagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário