Pintar o exterior da casa ou pintar a parede da sala não é a mesma coisa. O tipo de tinta necessário não é o mesmo, a escolha de cores deve ser mais cuidadosa, e a pintura da fachada precisa de autorização da câmara. Vejamos melhor as principais diferenças e cuidados entre a pintura interna vs externa.
Escolher diferentes tipos de tinta
A pintura interna e a pintura externa não usam o mesmo tipo de tinta. A pintura externa precisa de ser resistente à radiação UV – caso contrário, começa a descascar rapidamente com a exposição solar. Além disso, também precisa de ser resistente às condensações nocturnas. Por isso, a maioria dos pintores recomenda escolher uma tinta 100% acrílica para exteriores, com boas avaliações e durabilidade.
Já para pintura de interiores, a melhor tinta é uma tinta acrílica de base aquosa, sem cheiros fortes. Estas tintas secam rápido, não incomodam, e são muito versáteis. Podem ser usadas em qualquer compartimento, incluindo na casa de banho e na cozinha. Mas, quando estiver a escolher uma tinta para interiores, certifique-se que também é lavável.
Atenção à temperatura e à humidade
Há sempre muitas dúvidas sobre qual é a melhor época do ano para serviços de pintura. Normalmente, recomenda-se pintar a casa na Primavera ou no Verão, quando a humidade relativa é menor. No entanto, também há desvantagens em pintar em dias muito quentes, porque as demãos secam rápido demais. Ainda assim, para a pintura interior, é possível pintar praticamente em qualquer altura do ano. Basta ter alguns cuidados.
Já no que diz respeito à temperatura exterior, não há a mesma flexibilidade. Para pintar a fachada não pode estar a chover, por exemplo. Portanto, nesses casos, é melhor contratar um pintor com antecedência e não arriscar. Confirme que vão estar vários dias sem chover antes de fazer qualquer tipo de obra na fachada ou no telhado!
Pense bem na cor certa
Outra diferença importante na pintura interna e na pintura externa são as cores. Enquanto na pintura de interiores pode escolher qualquer cor, na pintura de exteriores a escolha não é meramente decorativa. Este artigo dá algumas dicas para escolher a cor certa para a pintura de interiores: entre outras coisas, precisa de ter em consideração o tamanho do compartimento, a exposição solar e a psicologia das cores.
Já na pintura de exteriores, tem de ponderar o impacto no conforto térmico. Uma pintura muito escura vai tornar a casa mais quente e desconfortável no Verão. Normalmente, para o clima Português, recomendamos tintas brancas, beges ou de outras cores claras. No entanto, se quiser pintar amarelo, laranja ou rosa, também não é invulgar.
Confirme se precisa de autorização
Outra diferença que não podemos ignorar entre a pintura interna e externa é a necessidade de pedir autorização. No caso da pintura de interiores, pode escolher a cor que quer e fazer a obra a qualquer momento. Pelo contrário, no caso da pintura de exteriores, precisa de pedir autorização à Câmara Municipal para alterar a cor da fachada. Assim sendo, quando escolher uma cor… está-se a comprometer com ela!
Por outro lado, para fazer uma pintura exterior também precisa de colocar andaimes no exteriores, o que também carece de licença municipal se precisar de usar o passeio. Portanto, em termos logísticos, a pintura de exteriores é muito mais complicada do que a pintura de interiores. De relembrar ainda que, se for preciso alugar andaimes, a pintura de exteriores é mais dispendiosa do que a pintura de interiores.
Finalmente, quer esteja à procura de pintura de interiores ou pintura de exteriores, pode contar com a Fixando. Basta clicar aqui para encontrar serviços de pintura em Braga ou em qualquer outra cidade portuguesa. Em poucos minutos, vai receber vários orçamentos para serviços de pintura e encontrar o melhor preço possível.
Sem comentários:
Enviar um comentário