Sem mais demoras: sim. Os painéis solares influenciam directamente a classificação energética do seu imóvel porque o uso de energias renováveis é precisamente um dos critérios a ter em consideração.
Por isso, se a sua casa ainda não tem painéis solares para produzir águas quentes, é provável que uma das sugestões do perito para melhorar o certificado energético seja precisamente instalar painéis fotovoltaicos. Se o seu certificado energética do seu imóvel é um D, por exemplo, talvez seja o suficiente para passar o C.
Se está indeciso por causa dos custos da instalação de painéis solares, temos boas notícias para si. O mais provável é que consiga recuperar o investimento em 4 ou 5 anos, já que Portugal é um dos países mais solarengos da europa e o preço da instalação dos painéis fotovoltaicos é cada vez mais acessível. Até já na IKEA se vendem!
Que factores influenciam o certificado energético?
Outros factores que influenciam o seu certificado energético são:
o isolamento nas paredes, especialmente as que confrontam a fachada;
o isolamento do tecto, nomeadamente se o imóvel é num último piso;
o isolamento da piso, especialmente se for um rés-do-chão;
o tipo de janelas (de correr, oscilo-batentes, batentes, etc);
o vidro das janelas (simples com corte térmico, duplo, triplo);
o sistema de aquecimento de águas sanitárias (bomba de calor vs cilindro);
sistema de ventilação do imóvel (natural vs mecânico);
orientação e exposição solar.
Se precisa de pedir o certificado energético da sua casa porque quer vender ou alugar, clique aqui para encontrar técnicos certificados para obter o certificado energético em Évora.
Sem comentários:
Enviar um comentário