segunda-feira, 30 de junho de 2025

Como limpar janelas sem deixar marcas

Já vos aconteceu passar horas a limpar as janelas, parece que está tudo perfeito e de repente, quando se afastam e olham de longe, está tudo cheio de marcas? É frustrante, mas provavelmente já nos aconteceu a todos. Por isso, hoje dou alguns truques para limpar as janelas sem deixar marcas.





1. Use os produtos certos para limpar janelas

Limpar janelas sem deixar marcas começa por usar os produtos certos. E não é preciso inventar muito nem comprar limpa-vidros caríssimos no supermercado ou andar à caça das promoções. Basta misturar água morna com vinagre branco: adicione duas colheres de sopa de vinagre por cada litro de água. Esta solução não só remove a sujidade, como também não deixa marcas. 

As janelas estão muito sujas com restos de insectos ou flores? Se a água morna não for suficiente para remover os resíduos, misture uma colher de sopa de álcool.


2. Os produtos certos não se limitam ao detergente 

Mas quando digo que é preciso usar os produtos certos, não me limito ao detergente. Os utensílios, desde a escova limpa-vidros ao paninho para secar, são essenciais para limpar as janelas sem deixar marcas. Para não deixar marcas de água e poeira nas janelas, refira panos de microfibra, que são altamente absorventes e não deixam fiapos. Se optar por papel de cozinha, escolha um que seja grosso e ultra absorvente, que não se desfaça facilmente. Caso contrário, as marcas que vê no vidro são, na realidade, as marcas dos panos.


3. Evite limpar as janelas em dias de sol

Outra dica muito importante para limpar janelas sem deixar marcas é escolher o dia e a hora certos. Se decidir limpar as janelas num dia de Sol, o calor faz com que o detergente seque demasiado rápido, o que deixa marcas nas janelas. Por isso, para limpar janelas sem deixar marcas, o melhor é preferir os dias nublados ou, pelo menos, nas horas em que o sol não bate directamente nos vidros.


4. Retire todo o pó antes de limpar

Se os vidros têm muito pó, tem de remover o pó antes de usar o detergente líquido. Pode usar  um espanador, um pano seco ou um aspirador. Caso contrário, este pó vai-se transformar em lama, espalhar-se pelo vidro e sujar o pano. Por isso, para evitar deixar marcas nas janelas, é preferível limpar o pó primeiro.


5. Limpe as janelas de cima para baixo

Outro truque para limpar as janelas sem deixar marcas de água é limpar as janelas de cima para baixo. Ou seja, ao limpar as janelas, passe o pano ou a escova limpa-vidros sempre de cima para baixo. Assim, vai limpando à medida que a água suja e o detergente vão escorrendo. No caso dos vidros terem muito pó, este cuidado de limpar de cima para baixo é ainda mais importante.


6. Não use jornais ou folhetos para limpar os vidros

Ainda há muitas pessoas que utilizam jornais e folhetos de supermercado para limpar vidros. No entanto, dependendo do detergente que usar, a tinta do jornal pode transferir-se para o vidro. Não era a primeira vez que ficavam letrinhas azuis a dizer ‘lidl’ na janela de alguém! Assim sendo, deixe os jornais para trás. É preferível usar um pano de microfibra, t-shirts velhas para limpar as janelas, porque têm uma capacidade mais absorvente. 


7. Quando limpar, seque bem os vidros

Ao deixar os vidros secar naturalmente, é mais provável que os vidros fiquem com marcas de água. Para limpar as janelas sem deixar marcas, o ideal é passar um pano seco para retirar o excesso de água e evitar manchas. 


8. Não se limite aos vidros 

As calhas e os caixilhos das janelas acumulam pó, folhas e outra sujidade que acabam por sujar os vidros, sobretudo quando está vento. Quando limpar as janelas, não se limite aos vidros. Em vez disso, passe um aspirador ou use um pano húmido para manter estas calhas limpas. Desta forma, evita que as janelas se sujem tão rápido. 


9. Não tente limpar tudo ao mesmo tempo 

Se tem janelas muito grandes ou varandas marquisadas, divida a limpeza por partes. Nesse caso, limpe uma folha (ou seja, uma parte da janela) de cada vez. Limpe e seque bem cada parte da janela antes de passar para outra.


10. Chame profissionais se necessário

Se tem muitas janelas para limpar, ou vive num andar alto, contratar uma empresa de limpeza de janelas pode ser uma boa opção. Os profissionais têm equipamentos certos para garantir uma limpeza eficiente e segura, mesmo no caso das limpezas  altura. Quanto ao preço para a limpeza de janelas, talvez tenham uma boa surpresa. Embora não seja um serviço para pedir todas as semanas, não é proibitivo.

sexta-feira, 6 de junho de 2025

Benefícios de explicações para estudantes

Será que vale a pena inscrever o seu filho numa explicação? As explicações valem a pena ou são um desperdício de dinheiro? As explicações são só para alunos com dificuldades? Vejamos os benefícios de explicações para estudantes.





Acompanhamento individualizado

A maior vantagem das explicações para estudantes é ter um acompanhamento individualizado. Na sala de aula, o professor precisa de dar atenção a 20 ou 30 alunos, no mínimo. Obviamente, nem todos estes alunos têm o mesmo nível e o mesmo tipo de dificuldades, o que significa que as turmas se regem sempre pela “média”. Pelo contrário, um explicador dá um acompanhamento individualizado, em sessões um-a-um ou em grupos pequenos. 


Portanto, as explicações são uma boa opção quer para bons alunos, quer para alunos com mais dificuldade. No caso dos alunos mais dotados, a explicação serve para rever a matéria, esclarecer as dúvidas e aprofundar conhecimentos. Não é por acaso que os melhores alunos são, frequentemente, os que andam em mais explicações. 


Por outro lado, é verdade que as explicações também servem para acompanhar estudantes com necessidades educativas especiais, que tiveram de faltar às aulas um longo período de tempo (por exemplo, devido a doença), ou alunos ou que não terminaram o programa no ano anterior. Há alunos que tinham dificuldades a Matemática que já vinham de trás e que, com explicações, conseguirem recuperar e passar de uma negativa para a positiva.



Preparação para exames nacionais

Outro benefício das explicações para estudantes é conseguir preparar os exames nacionais, que são determinantes para a entrada na universidade. Quem conhece os exames nacionais sabe que não se limitam a testar os conhecimentos dos alunos. Os exames insistem sempre em determinadas matérias, em determinado tipo de exercícios, e têm critérios de correcção muito particulares.  


Por isso, em anos de exame, vale a pena investir em explicações para exames nacionais. Os alunos podem resolver exames modelo, exames de anos anteriores e exercícios tipo exame na explicação, simular as condições de exame (usar os mesmos formulários, controlar o tempo e corrigir de acordo com os critérios reais) e preparar as matérias essenciais. 



Treino de competências específicas

Outro benefício das explicações para estudantes é poder treinar competências específicas. Por exemplo, se já tem um bom nível de inglês, pode continuar a fazer sentido ter explicações para melhorar o sotaque e o listening (as competências auditivas). Treinar com um tutor é uma boa forma de melhorar rapidamente, de treinar o vocabulário que é mais relevante para cada caso, e por aí em diante. Alguns alunos só precisam de ganhar confiança.


Recuperação de tempo perdido

Sabemos que, infelizmente, muitos alunos começam o ano lectivo sem professor. Outros têm professores que não cumprem os programas. Por isso, é muito fácil os alunos ficarem ‘atrasados’ na matéria ao longo do tempo. Esta realidade é especialmente grave em disciplinas como Matemática e Físico-Química, em que os conceitos estão interligados, e que são disciplinas específicas para muitos estudantes.


Portanto, faz sentido ter explicações para aprender a matéria que ficou para trás ou que não aprenderam nas aulas. Assim, não compromete o desempenho no ano lectivo seguinte nem nos exames – muitos alunos têm grandes capacidades mas, sem estes apoios, o que aprendem na escola não é suficiente. 


Não é por acaso que os alunos com melhor situação sócio-económica continua a influenciar o sucesso escolher. Os alunos de ensino secundário com melhores notas e a ganhar no acesso à faculdade. As famílias com mais à-vontade financeiro são capazes de pagar explicações, livros de exercícios e, de um modo geral, insistem mais para que os filhos cumpram determinados objetivos.


Precisamos de olhar para as explicações para a preparação de exames nacionais como um investimento no futuro dos nossos filhos. Mas, evidentemente, pesam no orçamento familiar. Por isso, recomendo procurar o preço de explicações para os exames nacionais na Fixando, onde podem encontrar o melhor preço possível.