segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Como falar em público


Falar em público é crucial para muitas profissões, mas também é um medo comum. Algumas pessoas têm pânico de falar para uma sala cheia de pessoas. Outras não conseguem captar a atenção dos ouvintes, ou falar de forma clara para toda a gente. Mas, como já dissemos, falar em público é tão necessário que todos devemos fazer um esforço para aprender como falar em público.



Treinar ao espelho. Se vai fazer uma apresentação em público, experimente ensaiar primeiro em frente ao espelho. Embora o discurso possa perder alguma naturalidade, o mais provável é que flua melhor quando chegar a hora da verdade. Pode gravar a sua voz com um gravador, corrigir os erros e treinar uma segunda vez.

Estruturar bem a apresentação. Não se esqueça pode levar sempre um suporte, como uma apresentação em Power Point, para se apoiar enquanto fala em público. Tente estruturar esta apresentação em fases distintas e com os dados básicos de que vai precisar, para ter sempre essa “muleta” consigo.

Treine a linguagem não verbal. A linguagem não verbal comunica quase tanto como o que está a dizer. Treine a sua postura, os movimentos com as mãos, os gestos e as expressões que vai utilizar. Escolha uma roupa confortável e que o faça sentir confiante.

Prepare algumas piadas para quebrar o gelo. Parte da estranheza de falar em público é falar com desconhecidos, às vezes sem receber qualquer resposta. Por isso, é bom pensar em formas de “quebrar o gelo” logo no início. Uma forma de o fazer é pensar em algumas piadas para quebrar o gelo. Depois, use exemplos reais ao longo da apresentação para se aproximar do público.

Guarde o melhor para o fim. Mesmo que tenha alguns problemas a “arrancar”, a impressão com que as pessoas vão ficar é o que guardar para o final.

Tente pensar noutros temas nos dias anteriores. Nos dias anteriores à apresentação, tente distrair-se com outros temas e não passar todo o dia a pensar apenas no público e na tarefa que tem pela frente. Confie na sua preparação!

Sem comentários:

Enviar um comentário