segunda-feira, 23 de abril de 2018

Faz sentido usar ilustrações em marketing digital?


Quando pensamos em ilustrações e marketing, a primeira coisa que nos vem à cabeça são as mascotes e os produtos infantis. Mas há quem acredite o marketing digital tenha vindo dar uma lufada de ar fresco às ilustrações em publicidade. Afinal, a componente visual nunca foi tão importante como agora: como é que a sua marca se pode destacar entre tantas outras que aparecem no feed da sua audiência?

O grafismo digital veio revitalizar as ilustrações, as animações gráficas e até os desenhos de vectores. Por um lado, este tipo de grafismo é ideal para serviços que não se podem fotografar, como os serviços digitais. Não é por acaso que as animações gráficas com base em ilustrações são cada vez mais comuns para explicar o funcionamento de websites e-commerce, por exemplo. Além disso, são eficientes por serem user-friendly e chamativas.


Por outro lado, é uma excelente solução para criar uma comunicação única sem recorrer às imagens de banco que já vimos dezenas de vezes. Há cada vez mais marcas a usar ilustrações ao longo do website, em campanhas de email marketing e em marketing de conteúdo (publicações online, ebooks ou infográficos). O uso recorrente de ilustrações neste tipo de materiais ajuda, aliás, a criar uma comunicação coesa e coerente.


Além destes conteúdos espalhados pelos websites, também é possível usar ilustrações para se destacar nas redes sociais. As ilustrações vão diferenciá-lo num mar de imagens, montagens, notícias e outros formatos habituais. O público já está tão desinsetizado para esses formatos que as ilustrações podem ser uma boa forma de renovar o interesse na sua página, tanto no Facebook como no Instagram. A única coisa a ter em atenção é evitar ter demasiado texto em cada ilustração, já que isso prejudica a sua performance nos anúncios.


Outra ocasião em que as ilustrações podem ser uma solução são as datas festivas. O Natal, o Ano Novo, o Carnaval e a Páscoa são alturas em que pode comunicar com os seus clientes usando ilustrações ou postais digitais ilustrados, mesmo que habitualmente use uma linguagem mais séria e corporativo. Mais: este tipo de postais funciona tanto online como offline, por isso poupa recursos a adaptar a sua comunicação.




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